2017 - Supremo Conselho do Brasil - REEA

Graus das Augustas Lojas de Perfeição

Grau 4 - Mestre Secreto - Iniciação - Filosofia do Grau

O primeiro passo desta jornada é aprendermos a nos "Silenciar". Eis um ensinamento basilar na constituição da personalidade de um verdadeiro Mestre. O Silêncio nos oportuniza a expressão em plenitude. Ao optarmos por emuder os lábios, estaremos aptos a analisar racionalmente os fatos, exprimindo nossos sentimentos de forma equilibrada e racional.

 

Grau 5 - Mestre Perfeito - Filosofia do Grau

Assim, tudo o que aqui escrevemos estará de acordo com o devido “sigilo maçônico”, objetivando apenas o aprimoramento moral e intelectual de todos aqueles que queiram beber desta fonte imensurável de Luz, a nossa Sublime Ordem Maçônica.
 

Grau 6 - Secretário Íntimo - Filosofia do Grau

Segundo a Bíblia, Hirão, Rei de Tiro, auxiliou o Rei Salomão na construção do Templo e do Palácio Real. Hirão não poupou recursos, enviando seus melhores artífices, madeira de cedro e cipreste, além de muito ouro.

Grau 7 - Preboste e Juiz - Iniciação - Filosofia do Grau

Pertence à Classe dos Graus Israelitas ou Bíblicos, a quarta Categoria. Sua interpretação final é: “Nenhum outro Direito a não ser o Direito Natural”, consagrado “à Equidade severa com que devemos julgar as ações, não só a dos outros, como as nossa próprias”. Em última análise: “Justiça igual para todos”.

Grau 8 - Intendente dos Edifícios - Filosofia do Grau

Pertence à Classe dos Graus Israelitas ou Bíblicos, a quarta Categoria. Como Intendente dos Edifícios, o maçom deve estudar as verdadeiras bases de sustentação do edifício da sociedade humana, os seja: “o direito à propriedade e o dever ao trabalho”.
 

Grau 9 - Cavaleiro Eleito dos Nove - Iniciação - Filosofia do Grau

Exposto o ato a Salomão, este a princípio o condena, pois repudia a vingança e queria julgamento justo. Joabem é censurado, mas o grupo intercede em seu favor. Salomão o perdoa e dá a todo o grupo o título de Mestres Eleitos dos Nove.

Grau 10 - Cavaleiro Eleito dos Quinze - Filosofia do Grau

Promover o desenvolvimento moral e espiritual do iniciado, para que ele seja devidamente integrado no seio da sociedade a quem serve, e reconhecido pela Fraternidade á qual pertence.

Grau 11 - Sublime Cavaleiro Eleito - Filosofia do Grau

Também conhecido por Sublime Cavaleiro Eleito e Sublime Cavaleiro dos Doze. Após o julgamento e a vingança dos assassinos de Hiram, a paz havia voltado a reinar na corte do Rei Salomão.

Grau 12 - Grão Mestre Arquiteto - Filosofia do Grau

O Grau nada mais é que o estudo a respeito da tributação e, obviamente, não sintoniza adequadamente com os conceitos modernos, pois se restringe ao estudo da época em que forem elaborados.

Grau 13 - Cavaleiro do Real Arco - Filosofia do Grau

Enoch um dos grandes iniciados da antiguidade, descendente directo de Adão, pai de Matusalem e avô de Noé. Não foi um qualquer patriarca, a Bíblia refere expressamente que “andava com Deus”, não terá falecido e sim como Cristo e Maomé ascendido aos céus em vida.

Grau 14 - Grande Eleito, ou Perfeito e Sublime Maçom - Iniciação

 Perfeito e Sublime Maçom é aquele que procura a Palavra Perdida da lenda de Enoque. A lenda do grau diz que esse título foi criado por Salomão justamente para premiar os Mestres que encontraram a Palavra Sagrada oculta por Enoque.